google-site-verification=YBw5qMDrWw_fdxKZxmUEqjtyCkj7v0hypPkvEAbjmvs
top of page
  • Foto do escritorRenovo Reformas Prediais 3473-2000

Desplacamento de revestimento: o que causa e como evitar?

O desplacamento de revestimento ou cerâmico é considerado o mais comum e sério problema na construção civil e sua causa são as mais variadas.


Placas de piso ou azulejos se soltando causam danos à estética, à beleza do ambiente e comprometem a qualidade do trabalho executado pelo profissional. A situação também pode colocar em risco a segurança das pessoas que utilizam o local e prejudicar a funcionalidade de todo o espaço, seja ele residencial ou comercial.


O descolamento de revestimentos pode ser prevenido e evitado no momento da aplicação. Também é possível tratar condições que já se manifestaram.


Quer saber o que causa e como resolver o problema? Confira abaixo


O que é o desplacamento de revestimento?

Os revestimentos nada mais são que a camada externa de uma parede ou piso que finaliza a obra ou reforma, além de darem um acabamento especial ao ambiente.


Os tipos de revestimentos mais aplicados são:


os azulejos, em especial usados para paredes;

cerâmicas;

porcelanatos;

madeiras;

pedras;

pisos vinílicos;

laminados.

Assim como um organismo que desenvolve doenças, na construção civil elas também existem, em especial no sistema de revestimento. E vamos falar da mais comum nesse meio.


Então, desplacamento cerâmico nada mais é que um defeito apresentado no sistema que não possibilitou a correta adesão entre as placas, a argamassa e a parede ou piso, provocando o descolamento das peças.


Quais as causas?

Entre as principais causas do desplacamento de revestimento estão:


falhas no projeto, que não detectaram possíveis movimentações do substrato ou má qualidade da base;

presença de umidade, provocada por vazamentos nas paredes ou mesmo no piso;

movimentação do substrato;

mão de obra desqualificada;

excesso de água na argamassa colante;

aplicação sem a devida limpeza do substrato;

uso da argamassa fora da validade;

utilização de procedimentos, técnicas e ferramentas indevidas para a aplicação da argamassa;

uso de produtos não adequados para a colocação do devido revestimento.

Como evitá-lo?


Para evitar o desplacamento de revestimento é preciso investir em uma aplicação correta e a escolha do material de construção é fundamental na prevenção do problema.


Então, atente-se a escolha correta:


Do revestimento: ambientes com grande número de pessoas, como os comerciais, demandam pisos com maior resistência à movimentação, escorregamento e a abrasão. Além, é claro, da durabilidade e fácil manutenção. Essa escolha é importante para a devida adesão.

Da argamassa adequada: a argamassa colante deve ser específica conforme o local (piso ou parede, ambiente externo ou interno) onde o revestimento será aplicado e as intempéries que ele poderá sofrer.


Ainda segundo o cronograma da obra, o profissional e o proprietário podem decidir pelo uso de argamassa de cura normal ou rápida.


Em relação ao uso da argamassa, ainda é importante destacar que seguir as recomendações do fabricante em relação à quantidade da água e o intervalo de tempo que ela deve ser usada após o preparo é fundamental.


Além disso, outra etapa importante está na escolha do rejunte. Como dissemos, o sistema de revestimento envolve alguns procedimentos e processos, e o rejunte é essencial para garantir o bom assentamento das placas. Para escolher a melhor opção, também depende do local, interno ou externo, e da aplicação.


Lembre-se que antes de fazer o assentamento é preciso realizar a limpeza do local. A parede, piso e os revestimentos devem estar completamente limpos, livres de sujeira, gorduras, poeiras ou qualquer outro resíduo. Esse processo possibilita a boa aderência da argamassa. Sem contar que a massa deve ser aplicada tanto na base quanto no revestimento.

Podemos concluir que o desplacamento de revestimento é provocado por um conjunto de fatores e a experiência do instalador é essencial para evitar o problema.


Também verificamos que utilizar a argamassa colante e o rejunte certos, na quantidade correta, fará toda a diferença na qualidade do resultado, na permanência e funcionalidade do piso ou azulejo.


Agora que você sabe o que é e como resolver o problema do desplacamento de revestimento, que tal conferir algumas dicas sobre o preparo da base e diagnósticos em paredes e garantir muito mais qualidade no seu serviço?


Fonte: https://www.quartzolit.weber/blog/desplacamento-de-revestimento-como-evitar

Comments


bottom of page