google-site-verification=YBw5qMDrWw_fdxKZxmUEqjtyCkj7v0hypPkvEAbjmvs
top of page
  • Foto do escritorRenovo Reformas Prediais 3473-2000

Impermeabilizante para fachada de prédios e condomínios: Por que a fachada de prédio deve ser limpa?

Prédios limpos causam uma ótima primeira impressão, não é? No entanto, uma das partes mais negligenciadas de um edifício é a fachada. E uma boa limpeza de fachada possui um grande valor – tanto para causar uma boa impressão quanto para a proteção do patrimônio.

Fachadas sujas ou mal conservadas são uma bandeira vermelha que pode afastar as pessoas – sejam interessados em morar em um condomínio residencial ou potenciais clientes em um prédio comercial. Portanto, certificar-se de que as fachadas de seus edifícios sejam limpas regularmente é fundamental.

Porém, surgem várias questões sobre o assunto: quando você deve limpar sua fachada? Como fazer uma limpeza de fachada eficiente? E com que frequência é preciso fazê-lo?

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia


O QUE É LIMPEZA DE FACHADA?

A fachada geralmente se refere à parte frontal do prédio, onde a entrada está localizada. Alguns dos materiais mais populares usados para construir fachadas incluem vidro, pedra e madeira – embora algumas propriedades possam apresentar fachadas feitas de metais, como aço inoxidável ou alumínio.

Já a limpeza de fachada refere-se ao processo de garantir que o exterior de um edifício esteja livre de qualquer sujeira, fuligem, manchas e poluentes.

Existem várias razões pelas quais a fachada de um edifício pode parecer suja: impacto do clima, pássaros, poluentes no ar, ação dos moradores, entre várias outras. Esta combinação pode fazer com que a cor da fachada desbote, impactando na aparência geral do edifício.


A forma como uma fachada é limpa dependerá do material de que é feita. Os equipamentos e soluções utilizados serão específicos para o tipo de material de forma a garantir que não ocorram danos durante o processo de limpeza. Além disso, a localização e a função do edifício também podem determinar exatamente como a fachada é limpa.


POR QUE A FACHADA DE UM PRÉDIO DEVE SER LIMPA?

Quando falamos sobre limpeza da fachada, a questão da estética é o primeiro pensamento que vem à mente. Afinal, um prédio limpo simplesmente parece melhor do que um prédio sujo – oferecendo uma perspectiva imobiliária mais atraente para o público.

Entretanto, é possível aprofundar essa análise. Estruturas que abrigam atividades comerciais – como lojas, shoppings, teatros ou prédios comerciais – geralmente precisam de um grau mais alto de limpeza para causar uma boa impressão no público. Trata-se de uma relação direta com os resultados financeiros das atividades desenvolvidas.

Por outro lado, edifícios que abrigam atividades menos públicas ou condomínios residenciais requerem um cuidado menor com a limpeza, mas também possuem suas próprias motivações.


Indo além da questão estética da limpeza de fachada, também precisamos considerar a conservação do condomínio. É quase impossível avaliar o estado de um substrato de alvenaria, por exemplo, quando a fachada está coberta de sujeira, fuligem e / ou um revestimento. A fim de determinar as áreas que precisam ser remendadas, reparadas ou novamente seladas – ou, em alguns casos, até mesmo para identificar corretamente o substrato – a fachada deve ser limpa de todos e quaisquer elementos que impeçam sua avaliação adequada.


Ainda outra motivação chave por trás da limpeza de fachada é o esforço para remover poluentes prejudiciais, como enxofre e óxidos de nitrogênio, e outros poluentes de chuva ácida, da fachada. Afinal, esses poluentes podem acelerar a deterioração das fachadas.

Vários fatores determinam a frequência da limpeza de fachada em um condomínio:




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page