google-site-verification=YBw5qMDrWw_fdxKZxmUEqjtyCkj7v0hypPkvEAbjmvs
top of page
  • Foto do escritorRenovo Reformas Prediais 3473-2000

Patologias na construção civil fachadas

Patologias na construção civil fachadas: conheça as mais comuns!


O que são patologias na construção civil? São doenças que acometem as matérias-primas da estrutura das construções. Da mesma forma como ocorre conosco, as patologias podem se manifestar por uma série de razões. Do armazenamento inadequado e falta de atenção, até questões que envolvem o não cumprimento de leis e normas.


As patologias na construção civil referem-se às ‘’doenças’’ de uma edificação. Por essa razão, elas costumam ser as principais causas de reclamações em condomínios. Em geral, estão ligadas às falhas na construção e na concepção do projeto, razões que originam rachaduras ou infiltrações, que são exemplos deste tema. Em casos mais graves, quando não reparadas, podem ocasionar danos irreparáveis.


Conhecer as 6 principais patologias que são catalogadas por peritos durante a vistoria predial.


Entenda quais são as 6 principais patologias na construção civil!

1- Rachaduras, trincas e fissuras

Trincas e fissuras estão em primeiro lugar dentre as patologias na construção civil mais encontradas durante vistorias. Aparentemente são inofensivas, mas sinalizam alteração na estrutura ou na base da mistura de concreto utilizada em paredes ou no chão.


Neste caso, o morador deve indicar a você, síndico, o aparecimento dessas deformidades. Depois disso, um profissional deverá fazer o reparo com a dosagem correta na mistura para evitar novo surgimento dessas patologias.


2- Infiltrações

Como foi dito logo no início deste artigo, as infiltrações são bastante comuns de serem vistas durante as inspeções e vistorias. Como ela causa a umidade em excesso, é necessário que seja solucionada o mais breve possível, para impedir o avanço do problema para outros apartamentos ou áreas comuns.


Uma medida básica para conter as infiltrações é a impermeabilização dos ambientes.

3- Carbonatação e corrosão

A carbonatação é uma das patologias na construção civil. Trata-se de um processo físico-químico onde há mistura de dióxido de carbono com os produtos da hidratação do cimento. Logo, esta ação tem as mudanças em microestruturas e pH do concreto como resultado. Desta maneira, há impedimento da proteção das armaduras de ferro, o que as leva à corrosão.


4- Bolhas

As bolhas representam uma parcela de ar entre a tinta, gesso ou textura. Estas reduzem a boa aparência do local, mas podem ser evitadas ou solucionadas!

Normalmente são provenientes do não cumprimento das normas técnicas, uso de materiais de baixa qualidade e erros durante a manipulação dos produtos utilizado.


5- Deterioração do concreto

A deterioração do concreto está em penúltimo lugar na nossa lista de patologias na construção civil. Trata-se da perda de resistência desse material. Em geral, se apresenta quando o cimento e agregados formam aparência aglutinada.

As causas para a deterioração do concreto podem ser variadas. Acredita-se que obedeça à ação mecânica, como choques e recalque nas fundações, térmica e hidráulica.


6- Destacamento

Por último, o destacamento consiste em uma manifestação patológica onde ocorre a perda da aderência entre as peças de cerâmica e argamassa. Acredita-se que a causa esteja ligada à possibilidade de infiltrações.




Comments


bottom of page