Manifestações Patológicas em Fachadas
O revestimento de fachada sofre a ação de diversos mecanismos que, atuando simultaneamente ou isolados, podem interferir de forma direta do desempenho do revestimento como um todo. Os principais agentes são: variação de temperatura, ação da umidade, deformação da estrutura e ação do vento.
As manifestações patológicas são todos os processos de degradação do sistema, tais como: descolamento, fissuras, pulverulência, eflorescências, descoloração e manchas. Todas essas manifestações causam um grande desconforto visual e físico.
Manifestações patológicas relacionadas a revestimentos cerâmicos de fachadas.
Atenção e cuidados com a manutenção das fachadas do prédio.
A fachada de um prédio é um dos mais importantes sistemas que compõem a edificação. Também é a causa dos problemas mais graves para o síndico e condomínio.
Manutenção em Fachadas. Qual a periodicidade ideal?
O sistema de revestimento de uma edificação, além de exercer um papel importantíssimo na estética do edifício, tem como papel fundamental assegurar a estanqueidade da construção, garantindo assim proteção contra agentes agressivos.
Ademais, o revestimento de uma fachada está relacionado de forma direta com a durabilidade da edificação como um todo, por isso manter o revestimento acima dos níveis mínimos de desempenho é primordial.
Destarte, vale destacar que a manutenção deste sistema de revestimento está ligada diretamente a vida útil da construção, portanto, essencial a realização de avaliações e manutenções periódicas.
Quando Fazer?
A norma NBR 5674(2012) – Manutenção de edificações, requisitos para o sistema de gestão de manutenção – sugere que a cada 3 anos seja realizada uma manutenção na fachada, que consiste em uma lavagem completa e verificação de todos os elementos do sistema.
Essa periodicidade pode mudar, dependendo do sistema construtivo utilizado e da idade do edifício. O mais viável é que se consulte um engenheiro perito para realizar esta avaliação, e em muitos casos é indispensável a contratação de um laudo técnico a fim de especificar detalhadamente a periodicidade, os itens que deverão ser verificados e como deverão ser corrigidos os problemas encontrados.
O que inspecionar?
Em geral, na verificação dos elementos da fachada, deve ser observado:
A presença de fissuras nos revestimentos
Os possíveis pontos de desplacamento
Porosidade de rejuntes
Aderência de juntas de dilatação e dessolidarização
Manchamentos e sujidades
Saiba como:
Como deve ser realizado o serviço de pintura de fachada de lojas e comércios?
Ao longo do tempo, a arquitetura cumpriu a função de comunicar valores de uma época e de determinadas instituições. Com os movimentos artísticos sempre em mudança, a arquitetura também evoluiu e diversificou o seu estilo, até chegarmos aos dias de hoje.
Nesse sentido, há décadas as grandes corporações se valem da arquitetura para comunicar valores e ideias. E um ponto forte disso está em priorizar a fachada dos empreendimentos corporativos. Afinal, a imagem da empresa começa pela porta da frente.
A fachada e percepção do público
Você já parou na frente da fachada de alguma empresa com a qual se identifica e se perguntou: o que, exatamente, ela comunica? Geralmente, há pequenos indícios. São detalhes, ornamentos, cores e outros aspectos que fazem com que uma fachada se destaque das demais.
Mas esses detalhes nunca são acidentais. A fachada de uma corporação, quando bem pensada arquitetonicamente, pode mesmo ser capaz de transmitir a sensação de credibilidade e competência.
Além disso, a percepção do público é guiada de acordo com o seu comportamento, gostos e interesses — e é com isso que essas fachadas conseguem, pela sua arquitetura, se comunicar.
Para além da estética da sua fachada
Bom, além de um objeto simplesmente estético, a fachada comercial tem outras funções. Quando se estuda os elementos aplicados nela, percebe-se que eles desempenham um papel crucial para alcançar resultados positivos para a empresa.
Dessa forma, para que a imagem de uma loja ou empresa transmita credibilidade e valor aos seus consumidores, é primordial ter um ótimo projeto de ambientação, para além dessa estética.
A concepção da arquitetura da loja também é importante para se despertar o interesse do público-alvo, reforçando a identidade que a sua loja tem. Aliás, esse é um truque muito usado entre as lojas e outras grandes corporações!
Assim como um cartão de visitas, a fachada serve como o primeiro contato físico entre o cliente e a empresa. Justamente por isso, deve-se dar muita atenção à imagem que se passa por meio dela.
Alguns dos erros mais comuns que se pode cometer ao arquitetar uma fachada comercial são:
deixar de considerar as mensagens que ela comunica;
não priorizar a originalidade de suas formas;
esquecer de verificar se nela estão embutidos os valores da marca.
Em suma, o principal erro é tratar a fachada como ornamento, e não como imagem da empresa.
Como compor uma boa fachada comercial
A fachada da empresa também não pode ser considerada uma mera parede com uma porta no meio. Procure encará-la como um portal pelo qual os clientes vão sentir o desejo de passar.
Para isso, confira a seguir 5 dicas para criar uma fachada de acordo com a identidade visual de sua empresa:
Cores
As cores são utilizadas para transmitir a identidade da sua loja, logo, não se pode escolhê-las apenas pelo seu gosto pessoal, e sim com base em conhecimentos técnicos.
Material
Dê preferência aos materiais que estão em tendência.
Comunicação
A comunicação visual está relacionada totalmente com a questão da reforma e construção de edifícios e interiores. Afinal, traduzir a personalidade da sua empresa por meio de elementos visuais facilita o entendimento dos seus clientes sobre quais serviços ou produtos você oferece.
Se essa mensagem for emitida de maneira clara, o seu público-alvo será atraído, aumentando o faturamento da sua empresa!
Iluminação
A relação entre a arquitetura comercial e as características publicitárias vai além da fachada de uma loja ela inclui também o seu interior.
PINTURA DE FACHADA COMERCIAL - A IMPORTÂNCIA DA CONSERVAÇÃO DO CARTÃO DE VISITAS DA SUA EMPRESA.
Velho ditado, sabedoria popular de sempre: quando se trata de negócio, a primeira impressão realmente fica, e a pintura de fachada comercial faz toda a diferença.
Seja seu negócio uma loja, um escritório, uma escola ou até mesmo um hospital, a primeira coisa que um cliente ou prospecto observa ao chegar ao seu estabelecimento é a fachada do seu ponto comercial.
Mais do que aparência: A fachada valoriza sua empresa!!
Mais do que uma questão de aparência, ter uma fachada bem cuidada influencia para a conservação do imóvel de forma geral.
Com a pintura em dia, a fachada é mais fácil de ser conservada e mantida limpa.
Existem muitas opções de tinta para diferentes tipos de fachada.
Dependendo da proposta e do seu nicho de mercado, há opções de pinturas decorativas que, quando são feitas com profissionalismo e materiais de qualidade.
Além disso duram anos e dão um toque especial à identidade visual do empreendimento.
Como deve ser realizado o serviço de pintura de fachada de lojas e comércios?
Os serviços de pintura e conservação de fachadas de lojas e comércios é diferente do serviço residencial e precisa ser feito com ainda mais cuidado:
Período de trabalho: normalmente os serviços são realizados em horários alternativos e finais de semana, para não interromper ou atrapalhar o fluxo de pessoas nos dias de semana;
Preparação: cuidadosa para que não haja transtornos aos clientes ou funcionários, equipamentos e materiais são arrumados para evitar contratempos e acidentes;
Seleção do tipo de tinta, acabamento e revestimento: hoje o mercado oferece muitas opções úteis para cada tipo de fachada. A escolha deve ser feita por profissionais porque isso determinará a resistência e a qualidade do acabamento;
Equipamentos: as fachadas comercias são, muitas vezes, mais complexas do que fachadas residenciais.
Equipamentos para pintura em grandes áreas e também de precisão são usados em cada etapa para garantir ao mesmo a pintura de detalhes e a eficiência no uso do tempo.
Hoje, uma das melhores opções para pintura de fachadas de lojas.
Por exemplo, é o uso de tintas acrílicas, pois são resistentes e flexíveis, permitindo acabamento fosco, com brilho ou até mesmo acetinados.
A variação de tinta acrílica emborrachada é ideal para ambientes nos quais há grande variação de temperatura e intempéries.
Além de resultar em um acabamento moderno, a pintura da fachada comercial será destaque para seu negócio.
Além destes procedimentos, é muito importante fazer a limpeza e a organização do ambiente que deve ficar do mesmo jeito (ou até melhor do que quando foi iniciado).
Por isso, contrate uma empresa especializada e não corra riscos desnecessários: seus clientes, funcionários e sua vizinhança agradecem!
Precisa de uma empresa competente para realizar a pintura de fachada comercial?
A Fachada Comercial e a importância na arquitetura corporativa
Reforma Comercial Comerciais Renovo
Reforma e modernização de local comercial Comerciais em Belo Horizonte Minas Gerais Brasil.
Deixe sua fachada comercial em evidência destaque se em Belo Horizonte,
Reformulação de espaço, com estudo e trabalho de cores de acordo com as cores da marca da empresa! A modernização é importante para inovação de equipamentos e redução de custo através de novas tecnologias.
A modernização comercial também consiste em áreas importantes como locais de uso comum, banheiros, vestiários, estacionamentos e ampliações dos imóveis.
Projetar espaços comerciais de qualidade pressupões o conhecimento da lógica de funcionamento do comércio que extremamente dinâmico adapta-se e induz a transformações no contexto urbano. Para tanto, uma retrospectiva sobre os diversos formatos varejistas através do tempo contribui significativamente para a elaboração de espaços comerciais de qualidade.
A compreensão dos espaços comerciais exige, portanto: análise dos projetos no contexto sócio-cultural e ideológico do seu surgimento; as razões de desenvolvimento e declínio do formato; sua inserção urbana definida por sua condição de espaço público/privado; sua capacidade de criar localizações; sua função como lugar de distribuição ou como produto a ser comercializado pelo mercado imobiliário; a concepção e gestão do projeto/empreendimento; o papel do arquiteto; a relação do usuário seja com o comerciante ou com a mercadoria; a flexibilidade; as técnicas construtivas e a tecnologia dos materiais; o programa e projeto.
A arquitetura está para vender mais ela trabalha a seu favor.
Inove seu espaço de trabalho dando mais dinamismo e leveza ao ambiente de trabalho.
Corporativo,
Mudança de Layout,
Retrofit,
Reformulações de Recepções,
Reforma de Diretoria,
Salas de Reuniões,
Automação,
Infraestrutura,
Ar Condicionado,
Lojas e Franquias,
Projetos e Aprovações,
Lojas em Shopping,
Lojas de rua,
Mudança de Layout,
Reforma em geral,
Execução de projetos,
Marmoraria e Marcenaria,
Gerenciamento,
Comments