Impermeabilização de Fachadas em Altura Evite Infiltrações Externas no Condomínio Prédio Fachada...
Infiltração em paredes: Conheça as causas e saiba como evitar...
As infiltrações são um problema recorrente na construção civil, afetando também as unidades habitacionais. Podemos dividir as infiltrações em dois grupos distintos;
O primeiro é composto por infiltrações causadas pela umidade do solo (capilaridade), pela água da chuva (intempéries), pela ação do lençol freático.
O segundo grupo é composto por infiltrações causadas por vazamentos na rede hidráulica.
Há muito tempo o assunto de infiltração em fachadas – seja para grandes indústrias, prédios ou residências – tem sido tratado como um grande problema para os gestores.
Quando falamos em problemas em obras, você há de concordar que infiltração aparece na maioria dos casos, não é? Seja qual for a manifestação patológica, pode ter certeza que há falha de impermeabilização envolvida.
Infiltração por capilaridade:
A umidade presente no solo permeia pelo concreto, paredes e revestimentos, e tem como principal característica a manifestação na base das paredes, em alturas que variam de ,75 à 1,00m.
A principal medida de proteção contra a infiltração por capilaridade consiste em impermeabilizar adequadamente os elementos de fundação, as paredes e os pilares (até à altura de 1,0m). Caso a umidade já tenha se manifestado é necessário retirar os revestimentos para executar o tratamento com aplicação de argamassa polimérica.
Infiltração por Intempéries:
A maioria das infiltrações são na verdade, uma forma de umidade por intempéries.
Essas infiltrações ocorrem através da ação direta das chuvas. A fim de evitar essas infiltrações são necessárias que algumas medidas sejam tomadas:
Telhado: cálculo adequado da inclinação do telhado; dimensionamento adequado ao volume de água para instalação de calhas; instalação de rufos; manutenção periódica das calhas;
Lajes: no caso das lajes descobertas é imprescindível a impermeabilização com utilização de material flexível, de alto desempenho, é necessário também a instalação de rede de drenagem para a laje;
Janelas: a água escoada pelas paredes tem grandes chances de penetração por eventuais falhas de vedação.
Para prevenir esse problema é necessário a utilização de preenchimento total, com selante adequado, do vão entre a janela e a parede: Necessário também a manutenção periódica destes elementos;
Fachadas: as fachadas dos edifícios protegem a estrutura contra agentes externos, por isso precisam de uma impermeabilização cuidadosa.
O descuido com a impermeabilização das fachadas pode provocar infiltrações, que causam manchas, pinturas degradadas, mofos, fungos, podendo chegar à corrosão das armaduras, desplacamento do revestimento pastilhas e cerâmicas da fachada, com consequente desvalorização do imóvel.
Para evitar infiltrações nas fachadas é necessário que o reboco tenha propriedades impermeabilizantes. Uma opção é utilizar aditivos compostos por polímeros misturados à argamassa de revestimento. Cozinhas, banheiros, áreas de serviço e varandas, devem receber atenção especial em relação à impermeabilização.